Seris debate ações de ressocialização com a Prefeitura de Arapiraca

A regionalização das ações do Governo de Estado tem impactado, positivamente, toda a população alagoana. Nessa quarta-feira (20), o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reuniu-se com o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, para discutir a respeito das ações desenvolvidas pela pasta na região.

Na pauta estavam o trabalho da Central de Alternativas Penais (Ceapa) do município de Arapiraca, bem como a assinatura do termo, com a Secretaria Municipal de desenvolvimento Turístico (SMDT), para a renovação do espaço para o Box de Artesanato, localizado no mercado Margarida Gonçalves, onde são vendidas peças produzidas nas oficinas da Fábrica de Esperança.

“Manter esse canal aberto entre o município e o Estado é importantíssimo, pois ampliamos a possibilidade de ofertar melhorias a população”, destacou o gestor da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.

A advogada da Ceapa, Otanise Danyella, explica que o objetivo da Central é o acompanhamento de penas e medidas alternativas visando à redução eficaz da reincidência ou reiteração criminal, já que as alternativas penais possuem um caráter social e educativo.

“Continuar com a parceria junto à prefeitura de Arapiraca irá contribuir com o acompanhamento das penas e medidas alternativas, gerando, em prol da sociedade, a diminuição da violência, potencializando a segurança social e ao patrimônio público. Além disso, proporciona economia, uma vez que um indivíduo ressocializado não voltará a delinquir”, falou.

A supervisora de Produção e Laborterapia, agente penitenciária Alessandra Cavalcante, ressalta a importância da renovação do espaço para o Box de Artesanato. “Essa é uma excelente oportunidade para podermos comercializar as peças além da capital, possibilitando que os moradores de Arapiraca continuem prestigiando o trabalho de ressocialização que é desenvolvido pela Seris, através da exposição das lindas peças produzidas pelas reeducandas do Sistema Prisional Alagoano”, contou.

Rogério Teófilo, prefeito do município, destacou o trabalho conjunto da prefeitura com o Governo. “A interação entres os poderes públicos é importante para a sociedade. Aqui em Arapiraca, somos parceiros em todas as ações desenvolvidas pelo Estado. Com isso, buscamos agregar mais qualidade de vida a população”, afirmou.

Presídio do Agreste

Ainda na quarta (20), o secretário realizou uma visita técnica ao Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. A visita teve como objetivo inspecionar o funcionamento da unidade, bem como ouvir as demandas dos servidores penitenciários lotados no local.

Na ocasião, o gestor da Seris também conversou com os representantes de módulos da unidade. “É importante ouvir as demandas dos servidores e reeducandos para tornarmos a gestão prisional mais eficiente”, disse.

Para o chefe da unidade prisional, agente penitenciário Rodrigo Lima, esse tipo de ação é importante para manutenção da ordem e tranquilidade do estabelecimento. “A visita é importante, pois o secretário amplia a possibilidade de diálogo. Sempre é bem produtivo, pois ele conversa com servidores e sana as dúvidas tantos dos presos, quanto da equipe referente a ações da seris”, concluiu.

Ascom – 21/02/2019

(Visited 7 times, 1 visits today)